sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

...?

Me Passe de ANO

Desmatamento

                                                             DESMATAMENTO

Um dos sérios problemas que está agravando o nosso planeta é o caso do desmatamento da Amazônia, muitas pessoas não estão nem um pouco preocupadas com o problema que estão causando.
O desmatamento da Amazônia prejudica o nosso meio ambiente e faz com que o oxigênio que recebemos das plantas se desfaça.
As plantas liberam gás carbônico e respiram o oxigênio. Muitas indústrias elas ingerem grande quantidade de fumaça de gás carbônico de muitas composições químicas o que levou a camada de gás carbônico a se romper, e fez com que o ar que nós respirávamos se tornasse poluído.
Queimadas por exemplo, é um dos grandes problemas que afetam o meio ambiente, elas prejudicam o ar, e essa poluição torna a nossa respiração pior e faz mal a nossa saúde. As pessoas ao menos deveriam se conscientizar muitas delas joga óleo de cozinha na pia, isso pode causar um grave problema porque logo que o óleo entra em contato com o esgoto, ou água pode acontecer de ter uma grande quantidade de tempo para conseguir tirar aquela gordura da água e torná-la potável.
Se todas as pessoas se dessem pelo menos conta do problema que causam, com certeza, nós poderíamos viver num mundo mais amplo, e sem poluição, porque não adianta falar e não fazer, evitar a liberação desses componentes pode ajudar o nosso planeta a se livrar do aquecimento global.
Em alguns países eles já adquiriram a nova forma de combustível para os carros, carro a hidrogênio, ou a gás que é uma forma de evitar aqueles componentes químicos que no caso é a queima do álcool no motor, e queima da gasolina.
Conscientize você também, você pode ajudar a salvar o mundo.

A Zona da Mata e o Desmatamento'

                                                ZONA DA MATA


A vegetação original na zona da mata era predominantemente Mata Atlântica. É uma área com alto nível de urbanização, além de concentrar os principais centros regionais do Nordeste. No setor agrícola, destaca-se as grandes propriedades de tabaco, cana-de-açúcar e cacau. Existe uma larga produção agrícola, devido ao solo fértil (massapê). Nos últimos anos dessa região, tem ocorrido crescimento industrial impulsionado por incentivos fiscais.
Seu clima é tropical úmido.
  • Se estende do litoral a 200 km para o interior
  • Apresenta regularidade de chuva.
  • Culturas:Cana-de-açúcar,cacau,tabaco e lavoura de subsistência
___________________---______________________________
 HISTORIA

Na época colonial, instalou-se nessa área o empreendimento açucareiro escravista. As condições ecológicas são ideais para o cultivo da cana. Os solos, férteis e escuros, conhecidos como massapê (apresenta coloração cinza-escuro e tem grande quantidade de argila), cobrem os vales dos rios, que ficaram conhecidos como "rios do açúcar". Vários desses rios são intermitentes, pois suas nascentes localizam-se no interior do semi-árido e subtropical úmido
No início da colonização, a Zona da Mata não era dominada completamente pelas plantações de cana. A população das cidades e das fazendas necessitava de alimentos. Por isso, uma parte das terras ficava reservada para culturas de milho, mandioca, feijão e frutas. Também existiam pastagens para a criação de gado. Essas terras eram os tabuleiros, áreas um pouco mais elevadas situadas entre os vales de dois rios.
Como os solos dos tabuleiros são menos úmidos e mais pobres que o massapê, não eram usados para o plantio da cana. Assim, inicialmente, toda a produção agrícola e até a pecuária localizavam-se na faixa úmida do litoral, onde se instalaram sítios familiares produtores de alimentos e fazendas de gado.
Porém, a produção de cana crescia à medida que aumentavam as exportações de açúcar para a Europa. As sesmarias se dividiam entre os herdeiros dos primeiros proprietários.
Cada um deles criava novos engenhos, que necessitavam de mais cana. Depois, os sítios foram comprados pelos fazendeiros e as culturas de alimentos foram substituídas por novas plantações de cana.


 Atividade Econômica 

Cultivo da Seringueira. O objetivo é apresentar aos produtores da região da Zona da Mata uma nova alternativa de renda, além de informar sobre a atual situação da cultura nos mercados nacional e internacional. O evento é dirigido ao público em geral, principalmente produtores com perspectivas de plantio da seringueira, técnicos e empresários que pretendam diversificar fontes de renda. As inscrições poderão ser feitas no local.