sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Zona da Mata e o Desmatamento'

                                                ZONA DA MATA


A vegetação original na zona da mata era predominantemente Mata Atlântica. É uma área com alto nível de urbanização, além de concentrar os principais centros regionais do Nordeste. No setor agrícola, destaca-se as grandes propriedades de tabaco, cana-de-açúcar e cacau. Existe uma larga produção agrícola, devido ao solo fértil (massapê). Nos últimos anos dessa região, tem ocorrido crescimento industrial impulsionado por incentivos fiscais.
Seu clima é tropical úmido.
  • Se estende do litoral a 200 km para o interior
  • Apresenta regularidade de chuva.
  • Culturas:Cana-de-açúcar,cacau,tabaco e lavoura de subsistência
___________________---______________________________
 HISTORIA

Na época colonial, instalou-se nessa área o empreendimento açucareiro escravista. As condições ecológicas são ideais para o cultivo da cana. Os solos, férteis e escuros, conhecidos como massapê (apresenta coloração cinza-escuro e tem grande quantidade de argila), cobrem os vales dos rios, que ficaram conhecidos como "rios do açúcar". Vários desses rios são intermitentes, pois suas nascentes localizam-se no interior do semi-árido e subtropical úmido
No início da colonização, a Zona da Mata não era dominada completamente pelas plantações de cana. A população das cidades e das fazendas necessitava de alimentos. Por isso, uma parte das terras ficava reservada para culturas de milho, mandioca, feijão e frutas. Também existiam pastagens para a criação de gado. Essas terras eram os tabuleiros, áreas um pouco mais elevadas situadas entre os vales de dois rios.
Como os solos dos tabuleiros são menos úmidos e mais pobres que o massapê, não eram usados para o plantio da cana. Assim, inicialmente, toda a produção agrícola e até a pecuária localizavam-se na faixa úmida do litoral, onde se instalaram sítios familiares produtores de alimentos e fazendas de gado.
Porém, a produção de cana crescia à medida que aumentavam as exportações de açúcar para a Europa. As sesmarias se dividiam entre os herdeiros dos primeiros proprietários.
Cada um deles criava novos engenhos, que necessitavam de mais cana. Depois, os sítios foram comprados pelos fazendeiros e as culturas de alimentos foram substituídas por novas plantações de cana.


 Atividade Econômica 

Cultivo da Seringueira. O objetivo é apresentar aos produtores da região da Zona da Mata uma nova alternativa de renda, além de informar sobre a atual situação da cultura nos mercados nacional e internacional. O evento é dirigido ao público em geral, principalmente produtores com perspectivas de plantio da seringueira, técnicos e empresários que pretendam diversificar fontes de renda. As inscrições poderão ser feitas no local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário